-
Objetivos Gerais:
– Conhecer-se a si e ao outro e ao meio que a rodeia;
– Fomentar a necessidade de saber, de aprofundar os seus conhecimentos;
– Desenvolver competências de linguagem, de raciocínio, de cognição, de concentração, de atenção;
– Desenvolver a motricidade;
– Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
– Desenvolver a oralidade e a socialização;
– Incentivar a participação das famílias no processo educativo;
– Desenvolver competências sociais (cooperação, partilha) e o respeito mútuo;
– Desenvolver a autonomia;
– Estimular os sentidos e as sensações.
-
Objetivos Específicos:
Área de Formação Pessoal e Social
– Permitir alcançar uma imagem positiva de si mesmo;
– Conhecer as diferentes partes do corpo e as possibilidades motoras;
– Adquirir a confiança e segurança básica na utilização do próprio corpo;
– Localizar os diferentes órgãos dos sentidos;
– Conhecer as funções dos órgãos dos sentidos;
– Conhecer as características dos objetos, utilizando as possibilidades sensitivas do corpo;
– Adquirir normas básicas para o cuidado, higiene e segurança;
– Desenvolver a autonomia pessoal;
– Desenvolver o auto conhecimento, reconhecendo os seus sentimentos e suas emoções.
Área de Expressão e Comunicação
- Expressão Plástica:
– Estimular a criatividade;
– Desenvolver o sentido estético;
– Desenvolver destrezas manipulativas mediante diferentes técnicas e materiais;
– Estimular o sentido sensório motor;
– Explorar novas técnicas e materiais;
– Alcançar uma progressiva habilidade e agilidade manual;
– Experimentar combinações de cores (obtenção de novas cores);
– Desenvolver a coordenação viso-motora;
– Desenvolver o sentido do tato;
– Estruturar o espaço gráfico e exprimir-se plasticamente por meio da cor;
– Expressar-se plasticamente, mediante o domínio da forma e o volume dos corpos (modelagem de figuras);
– Criar desenhos usando as formas geométricas.
- Expressão Dramática:
– Estimular o jogo simbólico;
– Estimular e desenvolver a expressão dramática;
– Relacionar-se e comunicar com os outros;
– Trabalhar a atenção e a concentração;
– Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz;
- Expressão Musical:
– Desenvolver a memorização;
– Desenvolver a discriminação auditiva;
– Reconhecer sons;
– Adquirir vivências e destreza no ritmo;
– Adquirir noções de ritmo, melodia/harmonia;
– Estimular e organizar as perceções auditivas;
– Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos;
- Expressão Motora:
– Desenvolver a motricidade fina e a global;
– Desenvolver a interiorização do esquema corporal;
– Desenvolver uma imagem corporal ajustada e positiva;
– Desenvolver a orientação espacial;
– Descobrir e utilizar as próprias possibilidades motoras, sensitivas e expressivas;
Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:
– Fomentar o diálogo;
– Criar diferentes situações de comunicação;
– Promover o contato com o uso do código escrito;
– Promover o gosto pela leitura;
– Desenvolver a linguagem e o vocabulário;
– Estimular a comunicação oral;
– Familiarizar-se com o código escrito, registos, livro, tentativas de escrita, regras e funções;
– Exprimir sentimentos, desejos, emoções mediante a linguagem oral;
– Interessar-se pela linguagem escrita e valorizá-la como uma informação e comunicação de desejos e emoções;
Domínio da matemática:
– Desenvolver formas de raciocínio;
– Associação do número à quantidade;
– Desenvolver a capacidade de comparação, associação, classificação e seriação;
– Estimular a aquisição da noção de número, o reconhecimento e a identificação dos números;
– Estimular as noções lógico matemáticas: noções básicas de tamanho, quantidades e espaciais;
– Utilizar as possibilidades da forma de representação matemática para descrever alguns objetos, suas características e propriedades;
– Identificar as cores e formas;
– Nomear cores e formas;
– Estabelecer relações entre cores e formas geométricas no seu dia-dia.
Área de Conhecimento do Mundo
– Desenvolver a curiosidade e o desejo de querer saber;
– Proporcionar um ambiente rico em estímulos, com o intuito de trabalhar os sentimentos a partir do desenvolvimento de cada aluno frente a situação de aprendizagem;
– Proporcionar diferentes situações de modo a estimular a construção dos variados sentimentos, como o respeito pelo próximo e o compartilhar dos mesmos brinquedos e espaços;
– Estimular a expressão dos sentimentos e emoções através das diferentes situações de aprendizagem, a fim de conhecer o seu eu.
– Progredir no reconhecimento da autoria dos próprios atos
– Desenvolver hábitos de educação para a saúde e bem estar;
– Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde;
– Desenvolver a autonomia;
– Conhecer o meio próximo;
– Sensibilizar para as experiências;
– Identificar os próprios sentimentos, emoções e necessidades e comunica-los aos outros.