Valências das Crianças

a-crianca-e-alegria

  • Objetivos Gerais:

 – Conhecer-se a si e ao outro e ao meio que a rodeia;

– Fomentar a necessidade de saber, de aprofundar os seus conhecimentos;

– Desenvolver competências de linguagem, de raciocínio, de cognição, de concentração, de atenção;

– Desenvolver a motricidade;

– Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

– Desenvolver a oralidade e a socialização;

– Incentivar a participação das famílias no processo educativo;

– Desenvolver competências sociais (cooperação, partilha) e o respeito mútuo;

– Desenvolver a autonomia;

 Estimular os sentidos e as sensações.

 

  • Objetivos Específicos:

 Área de Formação Pessoal e Social

 – Permitir alcançar uma imagem positiva de si mesmo;

– Conhecer as diferentes partes do corpo e as possibilidades motoras;

– Adquirir a confiança e segurança básica na utilização do próprio corpo;

– Localizar os diferentes órgãos dos sentidos;

– Conhecer as funções dos órgãos dos sentidos;

– Conhecer as características dos objetos, utilizando as possibilidades sensitivas do corpo;

– Adquirir normas básicas para o cuidado, higiene e segurança;

– Desenvolver a autonomia pessoal;

– Desenvolver o auto conhecimento, reconhecendo os seus sentimentos e suas emoções.

Área de Expressão e Comunicação

  •   Expressão Plástica:

 – Estimular a criatividade;

– Desenvolver o sentido estético;

– Desenvolver destrezas manipulativas mediante diferentes técnicas e materiais;

– Estimular o sentido sensório motor;

– Explorar novas técnicas e materiais;

– Alcançar uma progressiva habilidade e agilidade manual;

– Experimentar combinações de cores (obtenção de novas cores);

– Desenvolver a coordenação viso-motora;

– Desenvolver o sentido do tato;

– Estruturar o espaço gráfico e exprimir-se plasticamente por meio da cor;

– Expressar-se plasticamente, mediante o domínio da forma e o volume dos corpos (modelagem de figuras);

– Criar desenhos usando as formas geométricas.

  •  Expressão Dramática:

– Estimular o jogo simbólico;

– Estimular e desenvolver a expressão dramática;

– Relacionar-se e comunicar com os outros;

– Trabalhar a atenção e a concentração;

– Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz;

  •  Expressão Musical:

– Desenvolver a memorização;

– Desenvolver a discriminação auditiva;

– Reconhecer sons;

– Adquirir vivências e destreza no ritmo;

– Adquirir noções de ritmo, melodia/harmonia;

– Estimular e organizar as perceções auditivas;

– Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos;

  •  Expressão Motora:

– Desenvolver a motricidade fina e a global;

– Desenvolver a interiorização do esquema corporal;

– Desenvolver uma imagem corporal ajustada e positiva;

– Desenvolver a orientação espacial;

– Descobrir e utilizar as próprias possibilidades motoras, sensitivas e expressivas;

 Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:

– Fomentar o diálogo;

– Criar diferentes situações de comunicação;

– Promover o contato com o uso do código escrito;

– Promover o gosto pela leitura;

– Desenvolver a linguagem e o vocabulário;

– Estimular a comunicação oral;

– Familiarizar-se com o código escrito, registos, livro, tentativas de escrita, regras e funções;

– Exprimir sentimentos, desejos, emoções mediante a linguagem oral;

– Interessar-se pela linguagem escrita e valorizá-la como uma informação e comunicação de desejos e emoções;

Domínio da matemática:

Desenvolver formas de raciocínio;

– Associação do número à quantidade;

– Desenvolver a capacidade de comparação, associação, classificação e seriação;

– Estimular a aquisição da noção de número, o reconhecimento e a identificação dos números;

– Estimular as noções lógico matemáticas: noções básicas de tamanho, quantidades e espaciais;

– Utilizar as possibilidades da forma de representação matemática para descrever alguns objetos, suas características e propriedades;

– Identificar as cores e formas;

– Nomear cores e formas;

– Estabelecer relações entre cores e formas geométricas no seu dia-dia.

  Área de Conhecimento do Mundo

– Desenvolver a curiosidade e o desejo de querer saber;

– Proporcionar um ambiente rico em estímulos, com o intuito de trabalhar os sentimentos a partir do desenvolvimento de cada aluno frente a situação de aprendizagem;

– Proporcionar diferentes situações de modo a estimular a construção dos variados sentimentos, como o respeito pelo próximo e o compartilhar dos mesmos brinquedos e espaços;

– Estimular a expressão dos sentimentos e emoções através das diferentes situações de aprendizagem, a fim de conhecer o seu eu.

– Progredir no reconhecimento da autoria dos próprios atos

– Desenvolver hábitos de educação para a saúde e bem estar;

– Promover a compreensão  da relação entre a alimentação e a saúde;

– Desenvolver a autonomia;

– Conhecer o meio próximo;

– Sensibilizar para as experiências;

– Identificar os próprios sentimentos, emoções e necessidades e comunica-los aos outros.